sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Resiliência


Resiliência, você sabe o que significa isso?

Uma vez fiz um trabalho com uma atividade de resiliência, mas fiquei meio 'boiando' lá, rs (isso que dá não se empenhar pra fazer o trabalho neah), enfim, vamos descobrir o que é.


Segundo o dicionário Priberam, resiliência tem dois significados: "1º. Físico: Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. 2º. Figurado: Capacidade de superar, de recuperar de adversidades." Já deu pra ter alguma ideia do significado? Poisé, deve ser mais ou menos o que você está pensando.

Esse termo foi primeiramente usado na física, porém foi emprestado pela psicologia para definir a capacidade que um indivíduo tem de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem 'surtar' e conseguir utilizar esses obstáculos como base para fortalecimento e crescimento pessoal/profissional. Podemos pensar em resiliência como a capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Quando tomamos alguma atitude resiliente significa que agimos de forma positiva em relação ao fato que nos aflige.

Tem gente que confunde a resiliência com a invunerabilidade, o que é errado, ser resiliente não é ser o "intocável", mas sim a alta capacidade de se reerguer depois de ser atingido, ser inteligente o suficiente para reverter a situação e utilizar os acontecimentos a seu favor.

Existem dois tipos de pessoas resilientes, aqueles que nascem assim e aqueles que adquirem essa característica. Se você (eu) não é resiliente aqui vão algumas dicas para se tornar um:

  • Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade;
  • Aprender a adotar métodos práticos de relaxamento e meditação;
  • Praticar esporte para aumentar o ânimo e disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, consequentemente, proporcionam sensação de bem-estar;
  • Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio" para recuperar-se.
  • Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança;
  • Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom;
  • Assumir riscos (ter coragem);
  • Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas);
  • Usar a criatividade para quebrar a rotina;
  • Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original.



Bom, que tal se tornar um resiliente???

Bjss'

2 comentários:

  1. So um aprendiz de resilientes ;D
    A palavra é tão técnica que o Blogger acha que está errada, acho que o Blogger não é resiliente ...

    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Somos aprendizes de resilientes! ;)

    ResponderExcluir