quinta-feira, 3 de março de 2011

QI e QE

Olá Raros, tenho uma curiosidade pra vocês : )

Com certeza vocês já ouviram falar sobre QI - Quociente de Inteligência que é o nome dado a mensuração da inteligência de determinada pessoa à partir de testes aplicados, compostos de perguntas variadas, para avaliar a capacidade que a pessoa tem de responde-las corretamente. O resultado obtido desse teste é comparado com as demais pessoas da mesma idade. Vários testes para essa análise podem ser encontradas no Google facilmente (ok, TUDO pode ser encontrado no Google ¬¬'), enfim, mas já ouviram falar sobre QE???

Pois é galera, as coisas estão mudando, a realidade que vivemos não é mais a mesma e nem sempre a pessoa que tenha um QI altíssimo será bem sucedido. Hoje em dia existe esse tal de QE para ser avaliado, mas heim, QUE PORRA É ESSA?

Vou explicar, a sigla QE significa Quociente Emocional e é QUASE a mesma coisa do que QI, o que difere são as características pessoais analisadas. Se o QI mede a Inteligência do indivíduo, o QE mede a 'emoção' desse mesmo (não, quem tem um QE alto não é 'EMO'). 

Goleman (um carinha que vocês ainda vão ouvir muito por aqui) explica o que é QE:

"...capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)

O QE é tão ou mais importante quanto o QI, pode ser o diferencial de uma pessoa e com um QE razoável a pessoa tem grandes chances de se dar bem na vida.

Existem (no mínimo) cinco habilidades a serem analisadas para descobrir seu QE e aqui vão elas:

  • Auto-conhecimento emocional: que visa reconhecer suas próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controle emocional: saber lidar com seus sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  • Auto-motivação: guiar suas emoções a serviço dos seus objetivos pessoais/profissionais;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas: empatia;
  • Habilidade de relacionamentos inter-pessoais: interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
(Procure algum teste por ai e faça :p)

Pessoas com essas características fortes, provavelmente tem um QE alto. Alguém assim é fácil reconhecer dentre a sua roda de amigos, é aquela pessoa que sempre dá conselhos, que dificilmente fica triste por muito tempo, que é forte, que tem objetivos a cumprir, que é educada, gentil...

Ter um QE e um QI razoáveis já são meio caminho andado para o sucesso, a outra parte depende só da gente, se não tivermos esse QE razoavelmente bom, não custa nada tentar melhorar alguns aspectos da vida.

Enfim, é isso.

Bjss'


Um comentário:

  1. Muito interessante...vou procurar agora um teste de QE, e tbm um de QI, q faz tempo q nao faço...com o tanto q venho bebendo, devo ter ficado mais burro ainda com a morte de algumas centenas dos meus neuronios rsss

    bjaao

    ResponderExcluir