Tá, tá, eu sei que pulei um monte de temas pré-definidos, mas não tô nem ai, depois eu volto a falar sobre eles. Hoje quero falar um pouco sobre Maiêutica. Alguém sabe o que significa? É, nem eu sabia (tá, alguém deve saber, mas enfim....)
Maêutica vocês podem nunca ter ouvido falar sobre, mas e Sócrates? Óbvio que sim, pois bem, ele é o criador desse método que pode ser comparado a uma parteira que ajuda a mãe a dar a luz. Essa é também a técnica que (bons) professores utilizam para desenvolver o conhecimento em seus alunos.
Já ouviram aquela história de não dar o peixe e sim a vara pra ensinar a pescar? É bem parecido com isso também, utilizando esse ditado como uma metáfora, podemos dizer que o peixe são as respostas que precisamos responder, é o conhecimento que vamos adquirir com nosso esforço.
Meio confuso ainda? Hm, vou explicar melhor. Maêutica é a forma como somos conduzidos a encontrar nossas próprias respostas para nossas perguntas, onde necessitamos pensar para responde-las. Quando uma criança chega ao professor e pergunta quanto é 2 + 2 e ao invés dele simplesmente responder que é 4 ele vai exemplificar isso e fazer a criança encontrar sua própria resposta, é ai que ele usa os exemplos de maçã e bláh bláh bláh. Perguntas bem mais complexas são respondidas através da Maiêutica, questões como: "quem sou eu?", "onde estou?", "para onde vou?"... Questões universais que levam a famosa frase: "Conhece-te a ti mesmo".
A Maiêutica pode (e deve) ser usada no nosso dia-a-dia para percebermos que conhecer a nós mesmos nunca é demais, sabe aquilo que somos, aquilo que conseguimos suportar, aquilo que nos tornaremos mais pra frente. Possivelmente precisaremos de alguém para nos auxiliar nessas buscas e para isso tenha alguém de MUITA confiança (sério, MUITA mesmo).
Enfim, se você tem questões procure as respostas dentro de você mesmo, pois só você as possui.
Bjss
Nenhum comentário:
Postar um comentário