quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sócrates e As três peneiras


Primeiramente o texto e depois meu parecer.

Sócrates e As três peneiras



Um rapaz procurou Sócrates, o sábio, e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos, então, que seja verdade. Deve agora passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a reputação do próximo? Se o que você vai contar é verdade, e coisa boa, deve passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E arremata Sócrates:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!



Quão bom o mundo seria se tudo o que fosse dito passasse pelas três peneiras...

Você, raro leitor, já percebeu à sua volta, o tanto de fofoca, discórdia e desentendimento existe?

Já se perguntou o por que de tudo isso? Quem faz acontecer esses "problemas sociais" atuais?



Existem momentos em nossas vidas que chegam até nós comentários sem a menor maldade, mas que poderiam ser evitados. Existem também aqueles comentários totalmente maldosos, cuja o único propósito é magoar, ferir e disseminar as dúvidas e pensamentos de desconfiança entre conhecidos, amigos e famílias.



Falo primeiramente aqueles que fazem esses comentários.

Por que isso, poxa? A sua vida fica mais feliz quando você fala algo que sabe que vai ferir alguém? É só pra isso que você serve? Porque eu sinceramente não entendo o seu propósito. Não consigo entender como alguém pode ser tão dissimulado, ao ponto de ser querer tal crueldade. Dar esperanças a quem te ama e depois puxar o tapete de uma só vez e machucar diariamente com comentários que essa pessoa não é obrigada a ouvir, mas está ali porque te ama; querer criar a discórdia entre amigas com comentários maldosos e infundados, baseando-se na cumplicidade das mesmas e tantos outros exemplos que poderia passar a vida inteira aqui descrevendo.



Agora para aqueles que não seguram o primeiro comentário.

Se você tem a consciência de que não é verdade e da gravidade do que esta sendo falado, porque não cala a boca? Você só quer saber de tudo o que se passa ao seu redor e quer, com essa "particularidade", se tornar o portador das "informações". Sem comentários pra você! Você tem probleminha! (F.N.)



E para aqueles que são os alvos desse idiotas descritos acima.

De boa, relaxa, não vale à pena se incomodar com aqueles que vivem em função da sua vida! Se você ouve tais coisas e sabe esquecer o que não lhe vai acrescentar nada de bom, PARABÉNS!

Isso é o que todo ser humano deve aprender, guardar para si apenas o que nos faz evoluir!



Fica pra vocês a evolução!



BJs



XD



COMENTEM!

Um comentário:

  1. to sem palavras...seu post e desabafo foram sensacionais. E é bem isso mesmo, tipo, nao precisamos ouvir o que não queremos, mas também não precisamos acabar com a alegria de um ser desses. Vamos apenas escutar, sem ouvir (se é que entende o que quero dizer). Quando algo dito nos imcomodar, vamos sorrir, é o melhor a se fazer....

    ResponderExcluir