sábado, 24 de julho de 2010

Fast Food aquece o globo!

Aliviada agora após a apresentação do projeto da FIEC que, Graças à Deus, ocorreu td certo. Espero ter algum tempo livre... um dia... talvez... qm sabe.
E como o prometido, cá estou para mais um post, espero q gostem.


Fast-food aquece o globo

Vinte por cento do combustível fóssil do planeta é queimado pela indústria de alimentos.

Se, como diz o ditado, “somos o que comemos”, um estudo feito nos Estados Unidos comprova que nossos hábitos alimentares têm relação direta também com a “saúde” do planeta. De acordo com a pesquisa, adotar uma dieta vegetariana é uma forma simples de consumir sem agredir o meio ambiente, enquanto hábitos alimentares com predominância de comida industrializada e rica em proteína animal contribuem diretamente para um dos problemas ambientais que mais ameaçam o mundo: o aquecimento global.

A pesquisa mostra que a produção, a estocagem e a conservação de alimentos enlatados, embutidos e de fast-food – todos com processamento industrial – é responsável por cerca de 20% da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) nos EUA. Assim, a dieta típica dos norte-americanos emite gases de efeito estufa em quantidade equivalente a um terço da emissão de todos os carros, motos e caminhões do país. Os transportes são apontados como os principais causadores do superaquecimento do planeta.

Dieta agressiva

Os autores do estudo comparam as diferenças entre uma dieta vegetariana e outra composta por produtos industrializados – em relação à poluição gerada na sua produção – às mesmas existentes entre um carro de passeio e um jipe utilitário. Eles alertam que a capacidade de destruição do meio ambiente de uma dieta como a dos norte-americanos é tão grande quanto a do setor dos transportes. Mas ressaltam que pequenas mudanças nos hábitos alimentares das pessoas podem ter um impacto positivo muito grande. “Se cada pessoa que come dois hambúrgueres por semana cortasse essa quantidade pela metade, a diferença já seria substancial”, disse um dos autores do estudo.

As conclusões do estudo incluem a classificação de alguns tipos de dieta conforme a quantidade de gases de efeito estufa emitidos em todas as etapas da produção. Os resultados são algumas vezes surpreendentes: em primeiro lugar, como a que menos impactos traz para o equilíbrio climático da Terra, ficou a alimentação vegetariana (inclui ovos e derivados de leite), especialmente a composta de alimentos orgânicos. Em seguida, vem a dieta com base em carne de aves. Em terceiro lugar, vem a alimentação industrializada típica dos norte-americanos. Empatados na última colocação, ficaram a carne de peixe e a carne vermelha. A colocação dos peixes em último na lista é explicada pelo fato de que, em geral, a pesca e o congelamento de algumas espécies envolvem muita utilização de combustíveis derivados de petróleo.

Dessa forma, o consumidor consciente, por meio de sua escolha alimentar, pode contribuir para não aprofundar o problema de aquecimento da Terra e mudanças climáticas decorrentes.


Extraído do site www.institutoakatu.org.br


Revendo conceitos?...


Bjs XD

3 comentários:

  1. ÉÉ .. Mais é boom!
    Sou daqueles, não quer fazer nada? Então não acenda a lâmpada =D Não desperdice água..=D

    ResponderExcluir
  2. eu vo morre mesmo...pode parecer egoísmo ou egocentrismo, mas é bom que nao nasçam nem vivam mais pessoas nesse mundo sujo e fédido...e dolorosoo...então, que o mundo acabe comigo dvivo ainda. Quero ver a cara de bunda dos imcompetentes políticos e cos

    ResponderExcluir
  3. Nhai... é difícil falar de alguma coisa qdo ñ somos os principais culpados por tda essa merda. Penso q o erro vem de mt tempo atrás e é a gt q tem q pagar a conta.
    O q a gt pode fazer é ñ deixar q essa conta aumente.

    Bjs XD

    ResponderExcluir